domingo, 27 de março de 2016

Festa do Cinema Italiano 2016 no Porto - de 21 a 24 de abril 2016 no Teatro Rivoli e no Cinema Passos Manuel

De 21 a 24 de abril 2016 no Teatro Rivoli e no Cinema Passos Manuel

8 ½ Festa do Cinema Italiano
no Porto de 21 a 24 de abril


Em 2016 celebramos a 9ª edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano que se realiza este ano em 15 cidades portuguesas e em 9 cidades dos países lusófonos Angola, Moçambique e Brasil. A Festa volta ao Porto, pela oitava vez, de 21 a 24 de Abril, no Teatro Rivoli e no Cinema Passos Manuel.

É com enorme satisfação que pela primeira vez contamos com a colaboração do Teatro Municipal do Porto, esperando assim que um dos seus pólos, o Teatro Rivoli, possa tornar-se um espaço privilegiado de promoção do cinema italiano em Portugal.

Este ano, em colaboração com as mais importantes distribuidoras nacionais tencionamos mostrar em ante-estreia nacional, exclusivamente no Porto, alguns dos mais destacados títulos da nova cinematografia italiana. Organizaremos ainda um evento especial sobre o trabalho do encenador Romeo Castellucci e a sua “Sociètas Raffaello Sanzio”. Entre os restantes filmes, destacamos o novo filme de culto italiano “Lo Chiamavano Jeeg Robot” de Gabriele Mainetti, uma mistura surpreendente entre o cinema de super-heróis e o típico policial italiano. Este evento conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, do Teatro Municipal do Porto e do Cinema Passos Manuel.

O mais importante evento em Portugal dedicado ao cinema e à cultura de Itália tem início em Lisboa já este mês, de 30 de março a 7 de Abril, no Cinema São Jorge, no Cinema UCI – El Corte Inglés e na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, com 40 filmes, entre os quais nove antestreias nacionais, obras em competição, curtas-metragens, documentários, programação infantil, convidados de renome e espaço programático dedicado à música, à literatura, à cultura e à gastronomia italiana.

Para além do Porto e de Lisboa, a Festa do Cinema Italiano estará presente nas seguintes cidades: Cascais, Coimbra, Aveiro, Elvas, Loulé, Caldas da Rainha, Guimarães, Évora, Almada, Funchal, Setúbal, Braga e Beja. Internacionalmente, acontece em Luanda (Angola), Maputo (Moçambique) e sete cidades do Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Brasília, Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Outro aspeto importante do projeto deste ano é o fortalecimento da relação com as distribuidoras nacionais, juntando forças na promoção do cinema italiano e na revitalização do cinema de autor e de qualidade. São exemplo disso as nove antestreias nacionais apresentadas pelo festival.

Segundo Stefano Savio, “um dos objetivos para este ano está, para já, cumprido: o aumento significativo do número de cidades em Portugal e em países lusófonos onde estaremos presentes, graças à colaboração dos nossos patrocinadores e aos apoios locais e municipais. Estamos muito satisfeitos com a programação da Festa do Cinema Italiano deste ano e esperamos ir ao encontro das expetativas do público em cada cidade onde seremos, com certeza, muito bem recebidos”.

A programação pode ser consultada em breve no site www.festadocinemaitaliano.com e na página de Facebook (facebook.com/festadocinemaitaliano).

8 ½ Festa do Cinema Italiano é um festival de cinema organizado pela Associação Il Sorpasso, com o apoio da Embaixada de Itália e do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa e conta com o patrocínio principal da FIAT e outros patrocinadores como a Generali, Viagens El Corte Inglês, MSC Cruzeiros, Aperol Spritz e TNT.